outubro 29, 2009

Anthropologie - London

Sim, a Anthropologie está na minha (nada seleta) lista de lojas preferidas. Em todo bom evento, palestra ou publicação, ela sempre está lá, sendo citada como exemplo de inovação no varejo. O que tem de mais? Simplesmente a loja não acompanha a lógica "padrão" dos varejistas e organiza seus produtos de forma bem orgânica, misturando produtos de diferentes setores, "obrigando" seus visitantes a sempre darem um passeio pela loja. Além de terem produtos MARAVILHOSOS. Real experience.

Outra característica da marca é trabalhar com designers e artistas locais, para dar um toque mais regional e autêntico em suas lojas. Essa sua iniciativa foi muito comentada no Internacional Retail Design Conference, que aconteceu no início desse mês em Dallas (EUA).

Na semana passada, ela abriu sua primeira loja em Londres. Abaixo, seguem algumas fotinhos que o WGSN divulgou. Um detalhe interessante: na área central da loja tem uma "living wall which is sustainably fed by rainwater harvested from the roof". Cool!



Preciso pedir ou alguém me leva?
Dica: @rafaelfarina

outubro 28, 2009

Frase da semana

“Life isn’t about finding yourself. Life is about creating yourself.”

George Bernard Shaw, daqui.

outubro 26, 2009

Corre Carlinha, Corre!

Esse final de semana, descobri algo muito óbvio, mas que vai fazer uma grande diferença na minha vida. No domingo, participei do Festival de Corridas da CORPA, aqui em Porto Alegre. E pela primeira vez, consegui percorrer os 5km correndo - sem dar aquela paradinha por falta de ar ou uma caminhadinha pra descansar as pernas! Isso foi d+ pra mim.

Mas eu já corri outras vezes, estando mais preparada. O que fez a diferença então? Não pude evitar - mulher que sou - de tentar analisar essa situação.

A resposta é muito simples: parei de escutar AS VOZES, e curti o percurso e a música. Essas vozes - conhecidas tb como diabinho e anjinho, consciência, eu interior, alma, alucinações de Ally Mcbeal, "mini-me" ou seja lá o que for - que sempre me atormentam quando eu corro: "vc não vai conseguir, vc não está preparada, todo mundo vai entender pq vc desistiu, olha essa dor na perna que pode ser algo sério, outra dor agora no tornozelo, se eu fosse vc parava..." JUST SHUT UP!!!

Correndo em dupla, parece que fica mais fácil de ignorar essas vozes. Tenho uma super parceira de corrida, que tá muito pilhada, o que facilita bastante, porém eu deveria conseguir correr sozinha também. Na verdade, todo mundo diz que na corrida, vc está competindo consigo mesmo: quer fazer um tempo/desempenho/resistência/velocidade/respiração melhor do que antes. Pra mim, o principal desafio é superar as barreiras emocionais mesmo.

A minha dúvida é: ok, já identifiquei que as vozes me atrapalham na corrida. Mas em que outras partes da minha vida elas tb não permitem que eu cresça, que eu vá atrás do que gosto, do que quero? O quanto ela me atrapalha de verdade? A terapia ajuda a diminuir a força dessas vozes... mas mesmo assim fica a dúvida.

Bom, a melhor parte da corrida foi ouvir o "tun, tun, tun, tun..." dos passos dos corredores a minha volta... Quando a música parou e ouvi fiquei mega arrepiada. Deu 1 segundo e a Stella, correndo do meu lado, diz: "Vc está escutando isso?!". Show!

(a Stella, o Fausto e eu antes da corrida, mega empolgados às 7h30 da manhã)

(e quase no final da corrida já! Fotinho do site, que eu não paguei...)

outubro 21, 2009

eu x minha cara metade

Eu sei, eu não me canso de falar na difícil arte de se RELACIONAR. Esses dias estava numa loja e havia um casal comprando roupas para comemorar seus 30 anos de casado. Eles estavam bem empolgados e o vendedor estava quase assustado, já que isso é quase impossível de acontecer. O homem, então, se vira pra ele e diz: "a fórmula é muito simples, para manter um casamento vc precisa apenas de duas coisas - se manter comprometido e respeitar a individualidade de cada um".

Eu (mega metida na conversa) olhava admirada. Definição mais perfeita. Agora simples?!??! Na teoria pode ser. Mas a verdade é que é esses dois passos são muito difícies de serem colocados em prática.

Comprometimento: essa é como uma chave que se ativa dentro das nossas mentes, porém, nem todo mundo consegue ligá-la. Às vezes não é por mal, outras vezes é por causa de "traumas", outras por ser realmente difícil abandonar as demais "opções" do mercado. Uma boa analogia é o que aconteceu com uma amiga, que foi morar com o namorado: pra ele, não era mais do que morar junto, pra ela, era um "casamento". Parece que assim o compromisso "sério" não existe, mas ele estava lá, um pouco mascarado. O grande problema é que as pessoas têm expectativas diferentes de comprometimento...

Respeitar a individualidade: esse é bem tricky. Alguns dizem que os opostos se atraem, outros que é essencial ter algo em comum. Às vezes, queremos e gostamos tanto de alguém, que moldamos nossa vida todinha para ficarmos mais tempo juntos, abrimos mão de coisas que gostamos, que queremos... e é ai que mora o perigo. Isso acontece de forma tão natural, tão sem querer, que às vezes nem nos damos conta. Fazemos quase que como um favor, mas será que a pessoa realmente espera isso de ti? Vcs não são uma pessoa só. A diferença é importante, porque é isso que faz a gte admirar o outro, ter coisas pra trocar, ter assuntos pra discutir... podemos nos aproximar do universo do outro, mas cada um tem que ter o seu. Cada um tem que ter seus sonhos, seus desejos, suas aspirações.

Uma vez, uma amiga disse: "para um relacionamento dar certo, o casal tem que estar na mesma batida, no mesmo momento de vida, tendo expectativas parecidas". Isso é muto real. Os dois querem viajar pelo mundo (podem ser para lugares totalmente diferentes, e dai entram as concessões) ou os dois querem viver uma vida pacata do interior? Se não há um desequilibrio.

O problema? É que às vezes a gente não sabe o que quer, e daí fica muit fácil (e diria até tentador) entrar de carona na vida do outro...

#viucomoédifícil?

outubro 20, 2009

O Natal vem vindo, vem vindo o Natal...

Já mostrei aqui algumas manifestações internacionais Natalinas. Agora é a vez do Brasil. A primeira marca a falar do Natal (explicitamente) foi a AVON!

Veja a campanha:


Todo ano, as marcas tentam fazer com que as pessoas antecipem suas compras. A Avon até faz mais sentido, já que os produtos tem que ser encomendados com uma certa antecedência. Mas confesso que dói ouvir FELIZ NATAL! em outubro. Mal entrei no clima do verão (desde ontem pra falar a verdade). E só porque falam, não quer dizer que vai acontecer, ne?

Como o vídeo está postado desde 2008 no Youtube, imagino que seja uma repetição da campanha do ano passado.

Mesmo assim, muita calma gente! O Feliz Natal do final não precisava, ne?

outubro 19, 2009

Horário de Verão

















Finalmente estou começando a sentir o verão e a primavera. Depois de alguns dias de inverno, acho que o horário de verão trouxe o calor, o sol e o clima certo.

Agora só falta a praia. Chega feriadinho, chega logo, pq ela ta me chamando. Ta morrendo de saudades....

#devaneiosdehoráriodeverão

outubro 16, 2009

Disney Store

Morei nos EUA quando eu tinha 13 anos de idade. Lembro que minhas lojas preferidas no shopping perto de casa eram os da Disney e da Warner. Todos aqueles produtos bacaníssimo, super lúdicos. E não eram só pra crianças.

E o catálogo da Disney então? Nossa, aquelas orelhinhas em tudo que era lugar. Ficava sonhando. Entrava num mundo paralelo. Os produtos eram tão bacanas, que a loja virava coadjuvante.

E agora? Agora só as orelhinhas não bastam mais. E o Steve Jobs (que faz parte do Board da Disney desde 2006) sabe muito bem disso. Tendo como exemplo a Apple Store (loja mais badalada, amada e ganhadora de prêmios da atualidade), vai transformar a lojinha da Disney, buscando a essência da marca.

As lojas se tornarão uma espécie de parques temáticos, até o nome vai mudar para Imagination Park. Sai funcionalidade, entra interatividade e recreação. Tudo pras crianças desejarem ficar ali, tanto quanto em seus parques.

A idéia parece óbvia, né? Tão simples, que dá vontade de se perguntar. Como não fizeram isso antes? Bom, o importante é implementar. Antes tarde, do que nunca.

Segundo a reportagem da Meio&Mensagem, eles estão investindo pesado em tecnologias para tornar a loja mais interativa. Olha o que vem por aí: "Dentre as atrações estão a possibilidade de as crianças assistirem a clips de filmes, participar de uma competição de karaokê ou chat ao vivo com estrelas do Disney Channel. E chips nas embalagens permitirão algumas funcionalidades. Um exemplo: quando a criança estiver abraçada com a boneca da Princesa Tiara diante de um "espelho mágico", a Cinderella poderá aparecer e dizer algo. Se for o aniversário de alguém, com o apertar de um botão haverá a projeção de fogos de artifícios e sons. "

É esperar pra ver!

Via: M&M online

outubro 15, 2009

Mulher x Realidade


Será que nós mulheres realmente vivemos em um mundo paralelo? Será mesmo que a gente idealiza tudo? Felicidade. Amor. Sucesso. Isso tudo existe mesmo?

Algumas semanas atrás fui numa apresentação da Denise Galló (da Uma a Uma - empresa de pesquisa especializado em mulher), que me fez pensar um pouco mais sobre o assunto. Só pra vcs entenderem o contúdo: ela divulgou o estudo Receita de Mulher, onde foram analisados 1.474 anúncios de revistas femininas (Cláudia, Nova, Marie Claire). E o que ela comprovou? Que as marcas acabam trabalhando com 4 tipos de abordagens: "beleza e juventude", "romance ideal", "bem-estar" e "construção de si mesma". Mas será que tudo isso é alcançável (ainda mais tudo junto, de uma vez só)?

A verdade é que a mulher passa mais tempo na busca dessas coisas, do que vivenciando esses momentos. Só que as marcas contribuem para tornar esses desejos mais inatingívies: "felicidade é se sentir assim"e "beleza é ser de tal jeito".

Mas é fácil entender porque isso acontece. Nós, da comunicação, trabalhamos em cima dos anseios das pessoas. Tentamos entender a fundo o seu comportamento, seus medos e o que os motivaria a consumir. Eu não acho que a publicidade é a grande vilã, pq ela retrata um sentimento existente. Talvez a forma não ajude. Acabamos pressionando ainda mais e mais... criando um mundo idealizado nas novelas, nas revistas e nas campanhas. Queremos trabalhar o aspiracional, aquilo que a mulher deseja para si. Mas nem todo mundo tem a vida da Helena, né Maneco?

O problema é que nos tornamos mais críticas, e nada é suficiente. Só vou ser feliz se tiver um apto só meu. Mas só mesmo se esse apto tiver 2 banheiros. Mas só se eu puder ter o apto e viajar todo final de semana. E tendo o emprego dos sonhos. Aquele que paga bem e tem horário super flexível. E não me exige trabalhar fora do horário. Mas que eu me realiza também. E como o Brad Pitt de namorado. E fazendo uma plástica todo o ano... Ufa! E assim vai, a lista nunca acaba. E a gte só inclui mais e mais exigências para alcançarmos a felicidade...

A questão que a Denise levantou é perfeita: de que lado as marcas querem estar? Sendo cúmplice na busca desses desejos/sentimentos ou tornando esses cada vez mais inatingíveis?

E a última dica é a melhor: "Menos photoshop nos corpos, menos photoshop na vida..."

#seráqueagteconsegue?

outubro 14, 2009

1h18min

O que vc faz em 1h18min?
Uma reunião mais longa
Uma caminhada mais espichada.
Uma ida pro sitio, já contando o banho de piscina.
Um almoço delícia com os amigos.
Uma ida ao shopping.
Uns dois (ou três) capítulos de um livro.
Uma boa gargalhada com os sobrinhos.
Um filminho ou episódios do seriado preferido.

E também uma viagem POA-SP de avião.

O que eu gostaria de enteder: por que ficar dentro de uma avião angústia tanto?
Será que é a possibilidade de estar fazendo outras coisas? Será que é ansiedade (ao extremo) que não me permite relaxar? Tento ler livros, revistas... mas o tempo não passa. Meu Ipod quase me deixou na mão, nessa última, foi um sofrimento. Mas não é medo de avião. É medo do tempo perdido, de ficar presa em um lugar, de estar amarrada a uma cadeira.

Eu adoro viajar, principalmente de avião. E nem penso nessa duração da viagem. Quando eu compro uma passagem, já estou lá, no meu destino, no meu passeio, encontrando as pessoas queridas. Mas quando chega o momento de embarcar, não consigo parar de me mexer na cadeira.

Acho que essa é uma daquelas angústias boas da vida. Imagina se não existissem as promoções de passagens e as milhas. Não existira nada disso.

Quer saber? 1h18min dura 5 segundos. E vale muito.

#devaneiosdavida

outubro 13, 2009

National Geographic Store

Nas palestras do Gôuvea de Souza ele sempre fala, toda marca quer UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU. Muitas indústrias têm investido em PDVs exclusivos para ampliar o seus pontos de contato com o consumidor.

Ultimamente temos visto outros exemplos, como as exibidoras de filmes e seriados. Algumas revistas também já se movimentaram, como uma pop up da Teen Vogue.

E hoje, conheci a loja da National Geographic Store. Ela ganhou o prêmio de
Retail Destination of the Year do The Retail Interiors Awards 2009 (do Portal Retail Week).
Segundo o site da Regent Street (onde está localizada em Londres), a loja tem as seguintes atrações: "the new store features compelling interactive visual displays and state-of-the-art design dedicated to stimulating, educating and inspiring visitors to celebrate global cultures. In addition to its retail marketplace, the store features an exhibition area, auditorium, tapas café, travel desk and photography studio."

É uma loja/museu? Adorei.

E o que vende na loja?
As revistas (obviamente) e os DVDs. Mais uma nova gama de produtos. Como alguns produzidos por artesãos de todos os lugares do mundo. Também tem equipamentos, acessórios e roupas esportivas (principalmente para os esportes ligados a aventura e exploração). Também serão comercializados móveis (principalmente antigos, utilizando madeiras recilcadas de outros móveis, prédios, pontes e etc). Mais um monte de coisas bacaninhas: roupas, sapatos, livros... Tem tudo mesmo!




E o melhor? O dinheiro da venda será revertido para o
Society’s exploration, conservation, research and education programmes.

bacana, não? Mais aqui.

#ficaadica

outubro 09, 2009

Coisas da Vida

Ano passado, reclamei que a falta de feriados me distanciou da praia. Geralmente em outubro já vivia lá.

Esse ano, feriados! feriados! feriados! Mas nada de praia!
São Paulo me chama. E é por uma boa causa.

Essa coisa de namoro a distância não é fácil, mas tem seu lado bom. Tem me levado muito a Sampa. Respirar novos ares, novas referências, cultura, cultura e cultura. (E tem até influenciado nos meus posts aqui no blog).

Tudo na vida tem seu lado positivo. É bom enxergá-los e aproveitá-los muuuuuuito.

#ficaadica #bomferiado!

Revista Wallpaper - Fab40

A Revista Wallpaper fez uma seleção de 40 sites/blogs bem interessantes. Vale a pena dar uma espiadinha. Tem alguns conhecidos e outros nem tanto. Pra facilitar, eles dividiram em algumas categorias.


Forma show de bola!
#ficaadica

outubro 08, 2009

Asos x Twitter

Que o twitter está sendo utilizado como ferramenta de comunicação entre marcas e consumidores, todo mundo já sabe. O bacana é ver algumas ações (um pouquinho) diferentes, que fazem essa comunicação ser realmente uma troca, uma conversa.

Dois exemplos bacanas da ASOS.


1. Saturday Night Style
Área do site que as consumidoras podem enviar o seu OUTFIT para a balada. Toda sexta-feira, no twitter, eles incentivam a participação das consumidoras. Tem bastante gente que manda, com um número de views interessante. É só mais um site? A fórmula não é tão nova assim? Até pode ser. Mas eles colocam em prática uma forma de valorizar seus consumidores.



2. Serviços Premium
Ajuda dos consumidores para determinar serviços e preços. Afinal, quanto eles pagariam? Tudo via twitter e site.



Segue lá: http://twitter.com/ASOS

outubro 07, 2009

Vitrines, vitrines, vitrines!

Momento inspiração.
Abaixo, algumas vitrines bacaninhas na Europa:

>> H&M e o clima Torre Eiffel.

>> Pringe e suas divertidas ilustrações em Londres.




>> Diesel colocando a mulher no comando. A frase abaixo diz:"Women make the world go round"

>> Harvey Nichols e suas marionetes suspensas (amei muito!).




Via: WGSN

outubro 06, 2009

TESCO ONLINE

Em todos os portais de moda e varejo não se fala em outra coisa: A TESCO (varejista londrino de Supermercado) lançou essa semana um website específico para sua operação de vestuário.

http://www.clothingattesco.com


A Tesco já tinha suas marcas próprias e, em algumas novas lojas, estavam ganhando mais destaque. Pelo jeito, estão investindo mesmo nesse segmento.

No site tem uma categoria "Get the look", onde dão dicas de como aplicar as últimas tendências. Além de serem patrocinadores do London Fashion Week.Agora, sabe o que ninguém falou? Desse anúncio do EXTRA na Caras. Será que eles estão seguindo pelo mesmo caminho?


#ficaadúvida

Papel de Parede Digital?

Mudar o visual de uma loja constantemente não é fácil, mas imprescindível. Uma loja parada, sem novidade (seja de produto ou merchandising) deixa de dar novos motivos para seus consumidores voltarem. A tecnologia tem sido muito utilizada pra ajudar a causar esse efeito WOW e novidadeiro. Quer saber da última: Digital Wallpaper!


Segundo o ShoppingBlog.com, ele funciona da seguinte maneira:

Innovative designers at Strukt Design Studio use multiple projectors and special software to project moving images on walls. The digital wallpaper technology even works on uneven walls.

Legal, ne? Lá nesse blog, também tem um vídeo da parede.

#ficaadica

outubro 04, 2009

Cuidado! Mudança a frente...

Eu confesso: tenho medo de mudar!

Em relação ao meu trabalho, não tenho dificuldade. Vejo claramente as mudanças que seriam necessárias para as marcas que trabalho. Vejo as tendências, entendo para onde o mercado está indo, identifico o desejo dos consumidores. Mas nem sempre é fácil fazer com que essas mudanças aconteçam. Eu não sou a unica guardiã dessas marcas. Outras pessoas se envolvem e tem até maior poder de decisão do que eu. E por isso, essas mudanças nem sempre acontecem.

Mas e as mudanças necessárias na minha vida? Os passos que eu preciso dar? Porque não são tão claros pra mim? Talvez minha vida não seja tão certa como varejo (mas desde quando o varejo é certo)?

Sou muito séria e correta. Nunca fui de me atirar, correr riscos. Apesar de ter autonomia nas minhas escolhas, parece que só vou afundo quando tenho certeza que vai dar certo. Sonhei muito. Ainda sonho. Mas analiso as coisas demais, e por isso muito deixo de realizar.

Queria me jogar mais de cabeça, ser um pouco mais inconseqüente. Sei que ainda falta alguns meses para o final de ano... mas já decidi que essa é a minha nova resolução. Decidi deixar minhas "culpas" e meus medos para trás.

#sejabemvinda, mudança!

outubro 01, 2009

Culpa???!? Eu??


As últimas duas edições da TPM estão simplesmente maravilhosas! A do mês de Agosto foi toda sobre MENTIRA (se vale uma revista, imagina se não vale um post).

Já a edição de setembro fala sobre a Culpa - Síndrome da mulher contemporânea. Sim, a culpa que as escolhas do nosso dia a dia nos causam.

Confesso que eu me identifiquei muito com isso. Aqui no blog eu já falei várias vezes sobre como é difícil fazer escolhas. Queremos tudo ao mesmo tempo. Queremos ser magras, mas tomando o chopinho com as amigas toda a semana e sem precisar acordar cedo. Eu quero ser rica. Quero viajar. Quero morar em outro país. Quero! quero! quero! Quero tudo, por favor (e já embala pra presente)!

Na matéria, eles ainda ressaltam que esse sentimento é muito maior na mulher. “A tendência feminina é ficar com a autoestima baixa, culpada. Já o homem fica agressivo, culpa os outros”, esclarece Leila Tardivo, psicóloga da USP. Além disso, a mulher fica tentando entender suas atitudes: "pq eu tomei essa decisão? pq eu escolhi isso? pq eu fiz aquilo?" Já o homem não quer nem saber, depois que tomou a decisão nem pensa mais no assunto.

Enfim, achei muito boa essa matéria, porque fala justamente dessa frustração de quando temos que tomar decisões. Às vezes são pequenas, às vezes são maiores. Mas tudo gera uma culpinha.

Quer ver? Resolvi fazer um exercício: quando senti culpa ontem (terça-feira)? Vai o meu auto-diagnóstico:
- Gastei mais $$ do que podia/devia nesse mês;
- Por não ser mais organizada financeiramente;
- Por não ter ido almoçar com uma amiga;
- Ficar pedindo ajuda para o meu irmão nas obras lá em casa;
- Por ainda não ter pago o presente de um casamento que eu vou sábado;
- Por ter comido pipoca doce e 2 alfajores, enquanto deveria estar sendo mais rígida na minha dieta;
- Não ter acordado cedo pra correr;
- Não ter terminado um trabalho, pra ficar pesquisando coisas na internet;
- Não ter cobrado uma pendência do meu pedreiro antes (talvez isso atrase mais a obra);
- Não ter marcado ainda aquela consulta no médico, que eu já estou adiando faz meses;
- De ter encontrado um amigo no cinema, e não ter dado parabéns pelo seu noivado (esqueci!);
- De não ter assistido o último espisódio de Grey's Anatomy;
- De estar com preguiça de ler a pilha de livros que está se formando do lado da minha cama;
- De não durmir cedo;
- Da preguiça de passar o hidratante;
- Por ter desmarcado o meu dentista em cima da hora, mesmo sendo por uma boa causa.

Meu deus! A lista é muito grande! E com certeza deve ter mais coisas que eu nem lembrei. Juro que esses pensamentos passaram pela minha cabeça ao longo do dia, claro que alguns ficaram mais tempo do que outros. Mas será que sou muito dramática? Ohh gosh!

Mas depois fiquei pensando: algumas dessas decisões também me geraram grande satisfação. Ao invés de ler ou durmir cedo, fui no cinema com uma amiga, que foi muito bom. Então, tudo bem que gere uma culpinha, mas o bom é saber aproveitar o momento depois. E nem pensar no resto... senão, nem sobra tempo pra viver! Ufa!