novembro 10, 2009

Muro de Berlim

A comemoração da queda do Muro de Berlim me fez lembrar de uma teoria minha: Vc já se deu conta do muro que existe a sua volta?

Sim, pq a medida que vamos crescendo, evoluindo e amadurecendo, vamos nos protegendo de tudo aquilo que tememos, não gostamos e queremos evitar. Esse é o muro que existe em nossa volta. O muro que fomos construindo, tijolo a tijolo.

Essa proteção acontece em diferentes níveis, que nem às vezes nos damos conta. Ou nos sentimos tão seguros em volta dele, que não fazemos questão de derrubá-lo. Ou ainda, pode parecer muito difícil quebrar essa barreira, que nem tentamos ou sabemos como.

Mas quer saber a má notícia de verdade? Que todo mundo tem o seu muro, construido por diferentes motivos. Então pra existir uma conexão, é preciso atravessar os dois muros: o seu e da outra pessoa.

Antes da terapia, eu imaginava que a outra pessoa deveria te ajudar a derrubar o muro. Até pode acontecer, mas a decisão de quebrá-lo é inteiramente seu. É sua responsabilidade. É seu dever. Se vc não quiser, pode se esconder atrás dele o resto da vida.
Ai Ai. Ok. Já sei que tenho um muro. Agora, quantos andares será que tem?? Será que ele continua alto e forte? Ou já está uma muretinha? Eu sei que alguns tijolos já ficaram para trás, mas será que restam muitos ainda?

#ficaadúvida

Nenhum comentário: