Muita gente acha que estudar o consumidor é fácil. Hoje em dia, existe um instituto de pesquisa em cada esquina. Praticamente virou uma "putaria". Desculpe o termo, mas é verdade. E pesquisa etnográfica então, todo mundo é especialista.
A grande maioria, porém, não consegue trazer um resultado, uma análise de verdade. É triste, mas não culpo apenas os institutos. As agências e clientes às vezes não conseguem administrar tempo (querem tudo para ontem), conteúdo (querem aproveitar para fazer todas as perguntas que nunca fizeram) e aprofundamento (quem tudo quer descobrir, não descobre nada).
Apesar dessa prostituição desencadeada, é interessante observar como alguns institutos conseguem se destacar.
>> Em primeiro lugar a Box. Mto mais pela qualidade da forma, do que a inovação do conteúdo. Acho que eles trouxeram uma nova referência na área de pesquisa, que é muito legal.
Outros institutos se especializam em um determinado segmento, o que é bastante inteligente, pois a cada nova pesquisa você conhece um pouco mais sobre aquele determinado público. Alguns exemplos:
>> A DataPopular, que trabalha como a baixa renda. Eu ainda tenho muita curiosidade em trabalhar com essa empresa.
>> A "Uma a uma" - especializada no público feminino.
>> Tem também a PLAY, focada no público infantil. Eu que adoro criança imagino, que deve ser bem divertido trabalhar com essa empresa. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário