O consumidor x as novas mídias.
Esses dias estava lendo um artigo do WGSN sobre novas mídias. Um assunto que não é tão novo assim, mas que tem ganhado cada vez mais importância e evidência.
Na verdade, tudo começou com essa onda virtual, onde cada pessoa pode criar o seu próprio conteúdo, e ser "ouvida" por outros. Isto é, orkut, blogs, fotologs, podcast e até o nick do msn são formas de expressão de um indivíduo cada vez mais virtual.
Aliado a isso, as empresas perceberam que o consumidor é o rei. E com esses novos canais, ele pode destruir ou expandir suas marcas.
Então estamos na era da Geração de Conteúdo pelo consumidor. Sim, o Pedrinho e a Mariazinha passam a ser ouvidos. E mais do que isso, são convidados (e patrocinados) a criar verdadeiras formas de divulgação.
Novos produtos, novas embalagens e até, por que não, novos comerciais são gerados por consumidores. O maior exemplo é o Super Bowl desse ano que contará com diversas campanhas nesse formato.
Só para citar algumas marcas que já aderiram a esse modelo: Dove, Chevrolet, Pepsi, Coca-cola, Budweiser, Nike, Adidas.... Até comunidades do Orkut agora estão sendo compradas por empresas, para chegar cada vez mais perto do consumidor.
E será que isso está trazendo resultados? Será que esse é o futuro da mídia?
Por um lado vemos um movimento para a diminuição da propaganda em vias públicas (como em São Paulo com o projeto Cidade Limpa) e por outro vemos um novo consumidor multimidia, entediado com o padrão.
Mas será que esse novo formato é o mais eficiente e eficaz? Só o futuro dirá... enquanto isso, as marcas vão testando novas formas de chegar bem pertinho do consumidor.
E quem não gosta de uma exposição na mídia? Se antes eram 15 min de fama, agora são apenas 30 segundos. Aproveite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário