fevereiro 12, 2009

Primeiras Estórias

Estou em um pequeno projeto pessoal: Ler clássicos da literatura.
Sei lá, é bom ter um rumo de leitura. Além dos livros de trabalho e outros que aparecem no caminho.

Atualmente estou lendo Guimarães Rosa. Indicação do Marcello Pereira.


Na época do colégio, eu ouvi falar muito dele. Mas nunca tinha lido nada. Conheço a história do "Grande Sertão: Veredas", mas só vi aqueles resumos para o vestibular.

Guimarães Rosa, é uma autor modernista - da terceira fase. Por isso, o texto não é nada fácil de ler. Utiliza muitas expressões regionais e uma linguagem bem rural, fugindo totalmente do padrão urbano. Ao total, são 21 contos, que em comum, narram (simbolicamente) os segredos da existência humana.

Ainda não terminei de ler. Apesar de ter apenas 160 páginas, eu to querendo degustar o livro aos poucos. Estou lendo uma "estória por dia". Justamente pra tentar captar esses pontos tão característicos da obra do Guimarães Rosa.

Tentando entender um pouco mais sobre o livro, encontrei esse texto, que é bem bacana. Pra mim, a frase que resume tudo é essa: "A relação com a morte e com o desejo de imortalidade está presente em toda a obra de Guimarães Rosa, mas talvez com mais intensidade em 'Primeiras Estórias'". (E mais uma vez, o tema da imortalidade!).

Um comentário:

Anônimo disse...

se fala de Imortalidade, é pq Guimarães Rosa era gremista!!!