Na terça pela manhã, participei do CAMPFIRE organizado pelo Grupo de Planejamento, com o Gareth Kay - Diretor de estratégia digital - e o Robert Riccardi - Diretor de atendimento e sócio gerente - da Goodby Silverstein & Partners de São Francisco.
Os dois são responsáveis pela transformação que a agência está passando: em dois anos deixou de ser percebida como uma agência tradicional para ser uma agência relevante, criativa, com pensamento digital e conectada com os novos canais.
O papo foi bem bacana. E na palestra, à tarde, o Gareth levantou 10 pontos essências para o planejamento trazer de volta o “mojo” da propaganda. Para ele, a publicidade, de maneira geral, está muito homogênea e chata. E que é papel do planejamento retomar a relevância da propaganda, através de projetos mais interativos, integrados e que estejam conectados com a cultura das pessoas - e não apenas projetos que retratem essa cultura.
Entre esses 10 pontos, vou reforçar os 5 que achei mais importante:
1. Aceite que duas pessoas pensam melhor do que uma.
Ok, até o Gareth admitiu que esse é uma regra óbvia, mas totalmente necessária e nem sempre implementada nas agências. O que realmente é importante: não se preocupe com os créditos da ideia. Isso atrasa o processo e divide as pessoas. Nesse quesito, acho que essa é uma discussão “velha” dentro do mundo do planejamento e que temos menos preocupação com as autorias de ideias, até por sermos uma “área meio” no processo da agência.
2. Seja mais generalista e menos especialista.
Gareth comentou da “ T-SHAPED PERSON” , um conceito bem interessante para os planners. Esqueça a ideia de que cada um deve ter apenas um conhecimento específico. Isso é importante, mas o planner também deve ter um conhecimento geral ou saber percorrer outros caminhos. Ele usou muito a expressão “profissional híbrido”, que consegue ter ao mesmo tempo um conhecimento tradicional e digital.
Ele também comentou do projeto GSP DO TANK da Goodlby, que incentiva oficinas de todos os tipos de áreas. Por exemplo, criaram uma grife de camisetas. Eles não vão necessariamente comercializar esses produtos, mas a ideia é aprender com o processo criativo. Dá pra seguir lá no @gspdotank.
3. Acabe com a grande ideia!
A ordem do dia é: seja coerente. Isto é, é mais importante pra marca ter uma consistência no seu projeto de comunicação, do que uma grande ideia criativa isolada. Esse é um ponto bem importante, na minha opinião, pois muitas marcas não conseguem ter um ver esse combinação entre criatividade e intensidade. Cada projeto ou campanha é visto de forma isolada. Já falei um pouco disso, no meu primeiro post aqui no chmkt, com o case da Uniqlo.
4. Fique obcecado por games.
Os games estão mais fortes do que nunca, na cultura atual. Os jogos estão ganhando dos livros e filmes nas listas de mais vendidos. E sua essência está muito ligada a construção de um bom storytelling. Ele nos contou um pouco sobre o case da NIKE GRID, sem falar nos inúmeros aplicativos do facebook e iPhone.
5. “Você prefere ser interessante ou estar com a razão?”
Os mais curiosos sempre irão ganhar.
No final, a sensação que fica é: good people share. Em todos os sentidos. Não adianta trabalhar sozinho ou apenas com o seu ego. Olhe mais, procure mais, roube de outras áreas, combine, re-combine, crie, re-crei. Tudo com consistência e coerência.
Quer saber os outros pontos, veja aqui na cobertura do grupoTV1.
Um comentário:
Thank you for posting a link to my blog post, T-Shaped BIM(T-Shaped People.) I appreciate it!
Randy
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