Semana passada tive uma reunião com o pessoal do Shopping Brasil e foi beeeem bacana. É claro que muitas coisas já eram conhecidas, mas é interessante discutir os assuntos sob um novo ponto de vista. Por exemplo: quem manda hoje na cadeia entre varejo-indústria?
Antes se dizia que existia a ditadura da indústria. Depois foi o do varejo, que decidia de quem comprar. E hoje? Continua o varejo?
Não, mas a resposta é bem obvia! Simmmmmmm, sras. e srs., ele mesmo. Estamos na ERA DO CONSUMIDOR. Eu sei, mais uma vez essa frase vem a tona. Mas tenho que concordar que não é só por causa do cliché. Pense bem.
Hoje a indústria não comemora mais se o varejo faz uma grande compra. Ele só comemora depois que toda essa compra foi realmente consumida. Porque se não for, não haverá um novo pedido ou novas demandas. E significa que algo está errado. Se sim, que maravilha! Os consumidores gostam de vc! E o varejista, consequentemente, também.
Por isso, que dá pra entender alguns movimentos a indústria para falar diretamente com o consumidor. Novas campanhas, novos formas de contato, venda de linhas completas de produto (para mostrar todo o mix), experiências intensas online, pop up stores e até pontos exclusivos. Na minha opinião, a indústria é quem mais investe em pesquisa e atuais formas de encantar (olha o fator uau) o cliente.
E o varejo? Continua com a falsa idéia de saber mais sobre o consumidor porque possui contato direto. Mas não é bem assim.... Mas não dá pra dizer que o varejo não tem se mexido também. A Uniqlo (sim, sempre ela) está aí para nos provar.
#vamoquevamovarejo
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