março 14, 2009

Oscar 2009

Geralmente eu não presto muita atenção no Oscar. Mas esse ano tenho que admitir que eles se puxaram. Eu não assisti todos os premiados, obviamente. E na verdade, nem estou tentando fazer isso. Já assisti alguns. E entre o pop+fresh "Quem quer ser um milionário", os efeitos especiais de "Benjamin Button" e a grande atuação de Pen em "Milk", devo dizer que o meu preferido foi o inteso "O Leitor".













Ainda estou digerindo o filme, que é muito bom. Não vou ficar contando a história, mas recomendo que se você ainda não assistiu, vá! Principalmente, se os conflitos da mente humana te interessam.

Dois pontos me chamaram muita atenção:
1. Os personagens não trabalham seus conflitos internos. Isso é muito comum. Você passa a vida inteira fugindo daquilo que mais te aflinge. Mas, na verdade, não tem como fugir de você mesmo. Os problemas estão todos ali, e é você que dá importância a ele. Seja por vergonha, por medo ou raiva - tenta fingir que o problema não existe, e por isso mesmo, ele não desaparece. Ele te atrapalha em muitos aspectos da sua vida, e não permite que você evolua.

2. A solidão. Me emocionei muito ao ver como os personagens estão interligados, de uma forma ou de outra, por esse sentimento, que é muito forte. Impressionante. Mesmo estando cercado de outras pessoas, ele te domina e vai te deixando com coração amargo. Tanto que nada parece suficiente.

Assuntos intensos, mas retratados de forma simples e inserida no contexto cotidiano. Brilhante! Sem contar a maravilhosa atuação de Kate. Oscar mais do que merecido!

3 comentários:

Michelle Wendling disse...

Aiiii, quero muito ver este filme!!!! O problema vai ser convencer o Marcelo, heheheh!!!

Margot disse...

eu tbém estou afim de ver esse filme, agora ainda mais depois destes teus comments :-)

Carla Link disse...

Que bom que gostou :) Realmente vale muitooo a pena! Eu amei. E Mi Wendling, pode dizer pro Marcelo que ele vai gostar.. hehe