janeiro 31, 2010

Passarinho

Adoro durmir de janela aberta: acho tão gostoso durmir com um ventinho natural e às vezes pegar no sono vendo as estrelas. A grande inconveniência é a claridade logo pela manhã. Só que hoje, descobri um outro probleminha: um passarinho decidiu entrar no meu quarto!


Era 7h da manhã (e hoje é domingo, "for god sake"), quando vi alguma coisa entrar no meu quarto e pousar tranquilamente em um quadro na parede ao lado. Acordei assustada. Nisso, outro entra, mas logo sai. Até então, eu não tinha muita certeza do que era, ainda mais que eu estava sem lente (tenho + de 7 graus de miopia, sim, eu não enxergo nada). A minha primeira impressão - e pela experiência do meu sítio - foi de um morcego. Ok, delírio matinal. Assim que encontrei meu óculos, pude perceber que era apenas um passarinho indefeso, que nesse instante, resolveu posar em cima do meu armário.

E agora? Nesse momento, eu já tava bem acordada, pensando mil e uma coisas: será que ele está fazendo alguma coisa lá em cima? será que ele vai fazer um ninho? ai, meu deus que medo de machucá-lo! como eu vou tirar esse bicho daqui? devia ter fechado a janela...

Eu tentei algumas vezes assustá-lo com a vassoura, mas ele não conseguia chegar sozinho até a janela. Ficava se batendo na parede. Eu até coloquei algumas migalhas de pão na janela numa tentativa de atraí-lo. Sem sucesso!Daí, hoje eu entendi a vantagem de morar porta a porta com meu irmão. Coitado. Domingo de manhã. Guigo to the rescue! Depois de algumas tentativas, conseguimos! Ele assustou o bixo, e eu com uma coberta consegui fazer uma parede, e carregá-lo para a janela! (que fechei correndo, né!).
(eu comecei a tirar foto, ele ficou todo exibido!)

Tudo resolvido! Ufa! Pude voltar a durmir em paz, mas agora com uma divertida aventura de quem está morando sozinho. E verdade seja dita, se não fosse o Rodrigo, provalvemente eu teria um roomie!

Imagem via weheartit.

janeiro 28, 2010

The Little Things Windows

Mais Vitrines! Agora da Selfridges, também publicada na sua página do facebook. Adoro essa loja, e a mania de inventar vitrines inspiradoras!

Olha que bacana o conceito: "Out Little Things windows are inspired by all the little things we are surrounded by every day. Take note of our slogans and be happy".





#vibedobem?
Mais fotos aqui.

janeiro 27, 2010

Vitrines Printemps - Alice

Enquanto o novo filme de Tim Burton não estréia, a gente aproveita as manifestações que as marcas estão provovendo em parceria com o filme. Hoje, a Printemps divulgou na sua página do Facebook, as suas vitrines (lindíssimas!).

A criação das vitrines ficou por conta de Chloé, Christopher Jane, Alexander McQueen e Maison Martin Margiella, dando sua visão do filme. Veja o resultado abaixo! Dá-lhe moda + cinema!



Via: Facebook

janeiro 26, 2010

Doa. Doe. Doador.


Muitas pessoas têm medo de doar sangue. E tem realmente algumas variáveis que incomodam: a agulha, as perguntas, ver o sangue, a pressão psicológica, a agulha, o sangue, a picada da glicose, a agulha, o sangue.... deu pra entender o drama, ne?

Apesar de tudo isso, eu sou doadora. Não que eu ache mto agradável, ficar ali, sentada numa cadeira, vendo meu sangue ir embora... Mas confesso que também não acho tão insuportável assim (até pq, caso vc não tenha se dado conta, é permitido olhar para o lado na hora da picada e não ficar olhando pro seu próprio sangue... isso ajuda bastante).

Se vc está se contaminando com essa #vibedobem (como diria minha amiga @mahbortoluzzi), que as marcas e o próprio universo estão conspirando, eu pensaria um pouco sobre a doação de sangue. Doar não exige um grande envolvimento de tempo ou de investimento. É mto simples e muito efetivo.

Quer outra ideia? Vc já pensou em se inscrever como doador de medula? Eu lembro, desde a época da faculdade eu queria me inscrever. Ficava chocada com aquela história do menino de Canoas (Kauan) que tinha leucemia... A família passou meses a procura de um doador compatível, até outro filho tiveram, sem sorte. E eu me pegava pensando: e imagina se eu sou compatível? E tô aqui, a toa?

Cheguei a me informar no Hospital de Clinicas, mas tinha que agendar, tinha horários específicos pra ir... blablabla, moral da história. Acabei nunca indo.Dai, ano passado, minha amiga Renata Denz, me diz que se inscreveu, lá na Sta Casa. Vai, vem, volta, vem. Denovo não fiz!

Mas, no ano da NÃO ACOMODAÇÃO, entrou na meta de janeiro, e já tirei essa pequena culpa que me perseguia...

E é mto simples! Basta ir lá na Santa Casa (na entrada pela Independência, no prédio de transplantes), e é quase como um exame de sangue. Eles tiram bem pouquinho. A partir disso, vc já está oficialmente cadastrado. Caso, vc seja compatível, eles entram em contato e vc pode decidir se quer ou não doar (pq daí existe um procedimento a ser realizado, até com anestesia).

Eu não estou aqui pra ficar dando lição de moral, me desculpa, se alguém sentiu essa pressão. A questão é: ás vezes, a gte não se dá conta, que fazer o mínimo é um máximo.

Eu gostaria de ajudar mais, mas eu não faço, essa é real. Pelas prioridades da vida, pelo tempo, etc. Então, se isso é tão simples, pq não fazer?


Quer saber mais?
Pra doar sangue: qualquer hospital ou hemocentro.
Pra virar doador de medula óssea: Ligue (51) 3214-8670 ou no próprio site da Santa Casa.

#vibedobem
ps. não me lembro daonde tirei a foto! provavelmente do weheartit

janeiro 22, 2010

devaneios (conticulo)

Às vezes eu me pego pensando: como uma comida pode ser tão prazerosa? E ao mesmo tempo uma palavra pode te trazer tanto desgosto?
É claro, que a frase inversa também é verdadeira.
Mas com a comida parece tão mais fácil: Se for ruim, é só cuspir e jogar fora (e beber uma coca-cola bem gelada). Já as palavras? São mais profundas. Causam má digestão.

#saudadedoconticulos

janeiro 18, 2010

NRF - Lições

Esse ano, eu acompanhei o NRF um pouco de longe. Não deu pra ver tudo em real time, já que a Agência está com gás total nesse início de ano. Work, work, work. Good work, by the way. Ok, então me obriguei a não postar mais nada, enquanto não fechasse esse capítulo NRF.

Então, o que essa NRF trouxe de novo? Pouca coisa. Senti que houve um amadurecimento de algumas idéias e conceitos trazidos no ano passado (tipo o Consumer Centricity) . E que com a crise parece que tudo parou, porque cada varejista sobreviveu como pode. E a grande dúvida era: e agora? Que as coisas vão voltar ao normal? A crise vai passar? E o que fica?

Por isso, discutiu-se muito sobre VALOR. Como será o comportamento do consumidor a partir de agora? Como a crise afetará o comportamento de compra, já que agora, ele se acostumou a comprar MAIS, por MENOS. Algumas sessões mostram que esse desequilibrio pode ter sido gerado pelo $$, mas é muito mais do que isso. Segundo o CEO da Saks, as pessoas precisam sentir que:"whatever they buy is worth it" e o grande desafio é "how do we get back the exciment".

A pergunta que fica, na minha opinião, é: em qual aspecto estamos criando valor? Nem tudo tem a ver com dinheiro e status. Então, no que estamos gerando essa sensação de "bom proveito?". O Design(que foi muito discutido na NRF) , por exemplo, é um dos caminhos: hj ele não é mais um supérfulo, ele deve fazer parte do processo de criação. Outro caminho é a Sustentabilidade.

Outra conclusão: o varejo descobriu a existência das redes sociais. Essa foi a grande discussão do evento (pelo que li em vários blogs). Até a pesquisa oficial do evento, estava relacionada a esse assunto. Então, como se envolver com o consumidor? E onde apostar? Será que é uma febre, tipo Second Life? Como tirar proveito disso? E conseguir criar uma estratégia consistente de comunicação, para conseguir se relacionar melhor com as pessoas que amam a nossa marca.

Mais uma: marcas com CAUSA vendem. No ano passado, em geral, falou-se muita da ZAPPOS.COM. A queridinha do ano está sendo a "LIFE IS GOOD". Uma marca que nasceu com dois irmãos vendendo camisetas em uma van, e hoje trabalham com uma mensagem muito simples: OTIMISMO. Mas que realmente faz parte do DNA da marca. Acho que vale um post, por isso, explico mais adiante.

E informação. Dados, dados, dados. Para conhecer o consumidor e conseguir basear suas estratégias de forma muito focada!

É claro que houve outros exemplos bacanas: como uma palestra sobre o pequeno varejo (e como eles conseguem criar consistência de relacionamento), a pop-up store experiência do Cirque du Solei, as estratégias VERDE do Wal Mart, o discurso apaixonado do CEO da Tesco, a discussão sobre luxo com a SAKS, e o Brasil como evidência.

Em resumo: tudo que já foi discutido em algum momento. Mas o que fica então? AÇÃO. Destacam-se aqueles que tem um FOCO muito claro, e expressam isso de verdade em AÇÕES e desdobramentos.

Então: SIMPLICIDADE + INTENSIDADE. E RELACIONAMENTO.
Ficou fácil? Não. Mas todo mundo já sabe disso. Quem faz, é que sai na frente.

E foi justamente por isso, que Uniqlo e Zappos.com, ganharam a premiação da NRF. Abaixo, coloquei os cases vencedores. Veja a consistência!



janeiro 12, 2010

Selfridges - 90s Vintage Concept Store

Agora que iniciamos uma nova década, a varejista decidiu celebrar que os anos 90 já "é coisa do passado". Criando um espaço muito bacana, com todas coisas bacaninhas de mais de 10 anos atrás. O resultado? Ficou bem bacana! É a 90s Vintage Concept Store.













Via: Facebook

janeiro 11, 2010

NRF 2010

Mais uma edição do maior evento de varejo está acontecendo. Desde domingo, em NY acontece a 99th National Retail Federation. Na correria, não consegui acompanhar em real time. Por isso, decidi usar a segunda-feira a noite para isso. Tem bastante coisa interessante, mas também "mais do mesmo".

Ainda é cedo para dizer, quais são os grandes aprendizados, até porque ainda faltam 2 dias. Mas uma coisa é certa: o varejo americano está começando a perceber uma saída. Agora, podem ser poucas, mas há perspectivas positivas à frente. O que é um grande avanço se pensarmos no cenário do ano passado.

Um dos queridinhos do evento foi a varjista LIFE IS GOOD. Falarei mais sobre ela, em outro post. Por enquanto, fica a frase, que é simplesmente demais: "Branding is knowing who you are and acting like it." Bert Jacobs.

Quer saber mais sobre essas mudanças no varejo? No blog da Escala, está a minha parte do Projeto Futuro. Olha lá!

janeiro 10, 2010

A tal da inquietação

Esse é o ano, eu disse a meia-noite, do dia 31 de dezembro de 2009. Esse é o voto? E cadê a ação?Todo início de ano é a mesma coisa. Carla começa a maratona dos afazeres atrasados. Do que estou falando? Daquelas coisas que vão ficando pendentes. Aqui, ali, acolá. Uma consulta que foi ficando para trás, um exame que eu deixe de fazer, um livro que ficou parado na estante, um documento que eu já deveria ter feito.

E todo início de ano é a mesma coisa mesmo, pq eu começo a correr pra fazer tudo. Alguns eu termino, outros entram na acomodação típica de fevereiro (ou até antes, dependendo da pauta). Que coisa! Que chatice!

Chega! Se 2009 foi o ano do desapego. 2010 será do PEGO. Vou pegar pesado nessa tal de acomodação. As plataformas para 2010 já foram escolhidas. E alguma parte do plano de ação também. Algumas grandes mudanças já ocorreram, outras atitudes revistas.

É acomodação, tenta chegar perto pra ver o que te acontece!

#2010oano

Imagem via aqui.

janeiro 05, 2010

Julie & Julia

Desde que eu vi o trailer desse filme, estava louca para assisti-lo. Correria de final de ano, horários que não fechavam, falta de companhia e os vários finais de semana longe de Porto Alegre me atrapalharam um pouco. Ontem, no primeiro dia útil do ano, decidi fazer algo que nunca tinha feito. Fui ao cinema sozinha. Ver Julie & Julia.


O filme é sensacional. Mostra a história de duas mulheres inquietas, que estavam cansadas de suas vidas pacatas. Como é fácil se acomodar, não? Dia após dia. Fazer o mesmo. Se contentar com aquilo que está a sua frente. Tem pessoas que sabem e sentem que o que estão fazendo não está certo (doesn't feel right). Mas é difícil sair do mesmo. Como ser diferente? O caminho nem sempre é claro, e não é fácil desviar e escolher outro. Afinal, que outras opções teriam?

No filme, a culinária foi a forma de escape. A Julie através de aulas, a Julia pelo blog. Não foi fácil pra nenhuma delas, mas o ponto-chave foi a atitude, o desejo. Mais do que a Culinária. Foi essa inquietação e a ação. Essas dúvidas existenciais que estão presentes em todo o filme são bem bacanas. Até em relação as expectativas sobre o blog. É bem bacana!

No caso de Julia, a primeira conclusão que me vem a cabeça é: parece muito fácil. Como ainda têm pessoas que não são felizes? Ou que ainda estão desempregadas? Uma boa ideia e um bom canal fez com que mudasse tudo. (Até parece que isso fácil, mas será que é tão difícil?).

Enfim, sai com uma sensação muito boa. Uma inquietação. Esse é o meu grande desejo de 2010. Nada de acomodação. Em todos os apectos. No longo e no curto prazo.

Ir ao cinema sozinha, foi um pequeno ato, mas que representa essa minha nova filosofia. Até porque, sinceramente, eu não queria mesmo mais ninguém ali: só eu, Julie e Julia.

#ficaadica

janeiro 04, 2010

E começa 2010


As férias acabaram e tudo começa outra vez.

Ter um tempinho pra descansar é muito bom. Mas nos primeiros dias até é um pouco difícil. Quem nunca sonhou com o trabalho ou relutou pra dar aquela espiadinha na caixa de e-mail. A mente ainda duvida se pode relaxar: será que fiz tudo que precisava mesmo? Para alguns é fácil esquecer tudo e descansar. Outros sentem que nada vai funcionar enquanto estão longe. Doce ilusão: a vida continua e o trabalho também. Tudo gira. Tudo funciona. Menos a sua pauta que fica ali, paradinha, quase morrendo de saudade.

Não se preocupa Dona Pauta, já estou voltando.

#2010

Foto via.