março 19, 2010

"Meu encontro com Drew Barrymore"

Esses dias tava zappeando na net e vi esse filme/documentário, sobre a história de um cara que era muito fã da Drew Barrymore, desde o seus 10 anos de idade. Dai ele resolveu fazer um desafio: tentar um "date"/encontro romântico (e somente isso) com a Drew em 30 dias (tempo em que poderia comprar uma câmera na Circuit City e devolvê-la tendo $$ de volta, graças a sua política de devolução de produtos).Aparentemente a história é bem boba, mas não no ponto de vista de comunicação. É até bem interessante.

Eles não tem nenhum contato direto com a Drew, então basicamente a estratégia foi baseada na regra dos "6 graus de separação" . Ele e dois amigos conseguiram bons contatos, e tentavam através deles, chegar mais perto de Drew - ele conseguiu até fazer uma limpeza facial com a mesma esteticista! Mas por mais perto que fossem, não foi suficiente para encontrá-la.

Até que no 29° dia alguém deu a ideia de fazer um site bem simples e prático: me ajudem a entrar contato com a Drew + um trailer explicando o projeto (q não conseguiam fazer chegar as mãos de Drew) . E essa foi a virada do jogo. É claro que isso é vida real, e por isso, não aconteceu um milagre ou alguma mágica: no dia 30 eles tiveram que devolver a máquina. Mas 50 dias depois (se eu não me engano), alguém mandou o site para a Drew. Ela adorou a ideia e aceitou sair com ele.

Então:
1° Estratégia Offline, tradicional, mais lenta.
2° Estratégia Online e participativa.

Com o site, eles conseguiram envolver outras pessoas que simpatizaram com a causa, e fizeram a informação chegar a Drew. Talvez no Offline eles também conseguissem, mas em bem mais tempo, e exigeria uma ativação muito mais intensa.

O filme demonstra esse momento de transição que estamos pensando. Essa é a visão dos nossos clientes, que não tem contato direto com as reportagens, as redes sociais e o potencial que tem. Todo mundo sabe a força da internet, mas parece tão mais simples+seguro+correto fazer a coisa pelo caminho tradicional. Eu fiquei pensando: se no 1° dia eles tivessem lançado o site, e ativado ele de verdade, será que eles não tinham conseguido o encontro no tempo? Mas isso nem passou pela cabeça deles até o 29° dia! Isso que é loucura mesmo...

Um comentário:

Rê Moreira disse...

Adorei o post e os conceitos de rede que tu colocou também. Complicado é fazer os tradicionais apostarem nisso.
bjo