março 03, 2010

2010: o ano

Minhas amigas e eu criamos uma pequena tradição anual: definirmos uma meta conjunta. Algo que todas temos que trabalhar, persistir. É claro que cada uma faz do seu jeito, e investe o quanto quer. É quase um mantra do ano.

Eu já citei em alguns posts, que 2009 foi o ano do DESAPEGO. O que isso significou para a gte? Levar a vida de forma um pouco mais leve. Esquecer um pouco do peso que nós mesmos carregávamos. Abrir a mente para o novo. Respirar e aceitar o novo. Pensar antes de tomar a mesma decisão do mesmo jeito de sempre.

E 2010? O que seria 2010? Outros amigos, que já sabem da nossa tradição, me perguntavam: Qual é a palavra de 2010? O que será? E nós mesmos, também nos perguntávamos a mesma coisa.

E a resposta veio. Não sei se todas as gurias concordam, então será uma proposta em formato de post. Na verdade, a sugestão veio do meu grande amigo Rafael Brandão, que já tinha adotado uma palavra para si...

Senhoras e Senhores, se preparem. 2010 é o ano da........... CORAGEM!
Coragem. Coragem. Coragem.
É quase uma evolução do desapego. E como se o desapego fosse o momento de aceitar que temos que tomar atitudes diferentes, mas nem sempre conseguíamos. Foi um processo, uma evolução.

2010 é o ano da ação. Ação total. Tomar decisões extremas, ir contra o sistema burocrático que nossos corpos e mentes criam pra viver o mesmo, impedir o piloto automático de funcionar. Sai acomodação. Entra a felicidade.

Ter coragem pra ser feliz. Coragem pra fazer escolhas novas, diferentes. Coragem de seguir seu instinto. Coragem de fazer aquilo que realmente deseja e te deixa feliz. Coragem de admitir (e achar) aquilo que realmente te deixa feliz, mesmo que vá contra o que a "moral" a "sociedade" diz. Coragem pra sentar na janela, porque é isso que te faz bem (esse não dá pra explicar, só lendo o último livro da bororó25).

Pra completar, duas frases mto inspiradoras, que estão em sintonia com esse sentimento, esses votos de 2010:

"Constitui má-fé olhar para o outro, seja ser humano ou deus, para ter uma noção de salvação. Como indivíduos somos livres e agimos de "má-fé" quando tentamos evitar nossa liberdade. Não é fácil a liberdade. Traz consigo a angustia da escolha. Vem com o fardo da responsabilidade"- Satre

"Engano (-a crença do ideal) não é cegueira, engano é covardia... Toda a conquista, todo o passo adiante no conhecimento é conseqüência da coragem, da dureza em relação a si mesmo, da decência consigo mesmo..." - Nietzsche

Coragem, 2010! Coragem!

2 comentários:

W Miranda disse...

Ótimo post carlota. E "Coragem mode: on" para todos. Abstrai, desapega e faz! ;) Beijo

RBC disse...

A única coisa que devemos temer é o próprio medo! Bjo Carlicha!!!

Valeu pela lembrança!!!
=)