agosto 20, 2009

Todas as mulheres do mundo

Que todo mundo já tenha ouvido falar da Leila Diniz, eu não tenho dúvidas. Mas será que todo mundo conhece sua história em detalhes? Eu não conhecia. Nem me lembrava como ela tinha morrido, por exemplo.

Nessa minha fase de biografias, decidi ler a dela, escrita pelo Joaquim Ferreira dos Santos. Nossa, é muito legal!

Leila Diniz, que começou sua vida "profissional" como professorinha, virou uma artista quase por acaso. Espontânea, faladereira, livre mentalmente, espiritualmente e sexualmente, era o terror numa época de ditadura militar (e das outras mulheres tb, né). Mas ela não queria ser uma feminista, ela simplesmente foi, quase que sem querer. Porque foi responsável por abrir muitas portas para as mulheres brasilerias. Ela conseguiu fazer isso sem ser chata ou queimar sutiãs. Ela simplesmente vivia e existia.

Por exemplo, usou biquini enquanto grávida. Hoje isso não é nada demais, é algo normal, mas na época foi uma quebra dos "bons costumes". De uma forma super natural, falava palavrão como ninguém. E o seu maior sonho era ser mãe.

Até hoje, tem mulheres que não tem coragem de fazer ou falar 1/3 do ela fazia! Será que "toda mulher é meio leila diniz", como diz Rita Lee? Não sei. Só sei que é muito importante pretigiar o que essa mulher fez e foi...

Além disso, o livro conta muito da história do Brasil: culturalmente (história da tv, do cinemae e da mpb), da própria ditadura e do RJ principalmente. Bem bacana mesmo!

Com certeza entra nos Top5 de melhores livros do ano.

Nenhum comentário: