agosto 31, 2009

Zappos.com

O Ceo da Zappos.com, Tony Hsieh, veio dar uma palestra em SP, no Digital Age 2.0. A Zappos, pra quem não conhece, é uma loja de roupas e acessórios exclusivamente online. Ela vinha chamando atenção pelo seu sucesso, e recentemente comprada pela Amazon. Eles foram uma das primeiras marcas a terem um perfil no twiiter, com a idéia dos consumidores poderem falar diretamente com o seu CEO.

Eu não fui na palestra, mas eu venho acompanhando as ações da marca, por isso procurei ler o que saiu a respeito.

O que mais me chamou atenção? O CORE PROPOSITION da marca: promover felicidade. Afinal, esse é o grande desejo dos consumidores. Se pensarmos bem, não podemos dizer que a idéia é super original. A Coca-cola, como exemplo mais clássico de todos, já vem fazendo isso. Mas o que é original hoje em dia? A forma de colocar isso em prática.

A Zappos faz dessa proposição o lema da empresa. Entrega serviços e mais serviços. Ele diz: " People may not remember exactly what you did or what you said, but they will always remeber how you made them feel".

É claro, que isso está super embasado com ações verdadeiras. Pq tudo que não é real, não cola, se perde. Um exemplo: a loja, que tem atendimento 24h por telefone, ajudou uma consumidora a encontrar um delivery pizza aberto depois das 23h. Outros serviços: frete grátis (mesmo pra devolver a mercadoria), capricho na logística, supreender o cliente antecipando a entrega do produto, etc. É claro, que para isso, existe um trabalho gigante com seus funcionários. Porque pra colocar isso em prática, se for uma cultura real da empresa, e não algo imposto. Pra ter uma noção, eles oferecem U$ 2 mil pra quiser sair da empresa, pra manter apenas os funcionários comprometidos e felizes(!)

Esses exemplos só reforçam duas coisas que eu acredito: a importãncia de fazer escolhas e não ter medo de se comprometer com elas. Correr riscos, pensando em acertar. Parece óbvio? Mas não é qualquer um que consegue "se arriscar" desse jeito. Ficar em cima do muro, pode ser muito mais seguro.

Olha que bacana os seus valores:

Além de tudo isso, eles ainda possuem 3 plataformas de marca: Clothing, Customer Service e Culture. Eu tb incluiria a transparência. Um exemplo interessante, ele diz que o TWITTER ajuda a criar a cultura da empresa. Todos os funcionários são incentivados a criarem uma conta.

Very very interesting.

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