dezembro 07, 2009

David Laloum

Uma das palestras que mais gostei do #GP09, foi o do David Laloum - Head de Planejamento, Y&R. De um jeito bem informal (e até quase despretencioso), com seu sotaque francês, ele questionou nossos valores e verdades atuais. Realmente foram algumas provocações. Um ponto de vista sobre o que está acontecendo no mundo hoje. Não foi um conteúdo totalmente novo (mas o que é novo hoje?), o interessante mesmo foi a maneira que ele discutiu esses assuntos.


Com a frase: "A man always buy something for two reasons: a good reason and the real reason", ele começa a palestra. Mas afinal, o que é a razão verdadeira? Como chegar a ela?

A resposta do David: as Causas. As pessoas são guiadas por valores, e são esses valores que fazem as pessoas acreditarem nas causas.
(Foto do David em um outro evento do GP)

Antes de aprofundar esses valores, ele ainda comentou que são poucas as marcas que possuiam uma causa na essência/ na criação da empresa (exemplos positivos são da Natura e Ikea). Já algumas marcas conseguem criar causas ao longo de sua história (com consistência), que podem acabar afetando a cultura da empresa. E que a maioria faz POESIA CAPITALISTA, que é contar alguma coisa interessante, que não existe na cultura da empresa (ring a bell? Acho que esse é o mais comum, não?).

Então, ele aprofundou os valores em três diferentes tópicos, trazendo vários exemplos, principalmente de comunicação. Vamos a eles:

VALORES E VERDADE
Ele trouxe uma questão muito interessante: A mentira é um dos pilares do mundo atual e virtual (perfis falsos, photoshops, boatos). E até uma técnica da publicidade (virais, flashmobs, merchandising). E que a transparência e a verdade são valores essenciais para as empresas: "para sociedade, não há mais espaço para a mentira" e "a verdade tende a vencer".

VALORES DA ÉPOCA
Ele trouxe 8 valores atuais. Qual é a grande dificuldade? Estamos todos olhando para isso. Então como criar diferenciação? Como tentar dar um passo além?

Os 8 valores são:
- Conhecimento (saimos de uma sociedade da informação para a de conhecimento): Todos queremos agregar valor para nossas vidas.
- Data Driven: estamos viciados em números e medições.
- Responsabilidade: menos discurso, mais ação. E também menos discurso politicamente correto (e boooring).
- Comunidade: "the power of we", pós hiper-individualismo da década passada.
- Humanismo Universal: histórias globais, sentimentos globais, que são compreendidos em qualquer lugar do mundo.
- Design: não precisa ser caro, para ser bonito. Tudo e (todos!) podem ficar bonitos.
- Upgrade: a busca pelo melhor. Classe social crescendo, valores que herdamos da tecnologia, que está no cerne do ser humano.
- Mundo x BICs (BRIS s/ a Rússia, que tá ficando pra trás): o "sonho americano" agora está aqui. Os sonhos são abertos para todo mundo, hoje tudo está acessível.

VALORES DE AMANHÃ
O que acontecerá pós a crise? Essa é a visão do David.

- Criatividade x Conhecimento: o conhecimento está sendo equilibrado. Vai se destacar quem tiver coragem de errar (ele até citou o PICASSO: todo mundo nasce como artista, o dsafio é se manter).

- Instinto x Data Driven: instinto vai voltar com tudo.

- Novo lucro x Responsabilidade: porque não podemos lucrar/ser bem sucedido com responsabilidade? Uma coisa não é contrária a outra, não são opostos. Escolhas da vida irão se convergir no médio prazo (Sucesso/Dinheiro + Tempo, Saúde, Família)

- Local x Humanismo Universal: os bairros serão mais importante que o país. É o bairro que te faz lembrar que está vivo, onde tu realmente faz coisas, vivencia.

- Coragem x Humanismo Universal: Tudo que vc precisa está dentro de você.

- Artesanal/Real x Design: Valorizar a competência de verdade. Algo que foi criado com o tempo, experiência... Volta da verdade, do saber. Coisas com essência.

-Beta x Busca do Melhor: ninguém mais tem tempo pra esperar pela perfeição. Tudo será versão beta.

- BICs x Mundo: A gte vai pegar coisas do mundo, mas o mundo está voltando os olhos e buscando referências aqui também.

Acho que a discussão levantada pelo David, sobre os nossos valores, está muito ligada ao discurso do Ernesto Bologna, que veio na sequência do evento (e eu já falei no post anterior). Como realmente pensar um pouco além, olhar as mesmas informações, de uma maneira diferente. E ter CORAGEM DE FAZER (acho que o Ernersto incluíria a palavra "JUNTO").

Nenhum comentário: