dezembro 02, 2009

Oi!

No MaxMídia desse ano, eu assisti a apresentação do Case da Oi sobre suas plataformas de comunicação. Esse é um assunto que acompanho de perto, já que é uma das filosofias de trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Escala. Antes mesmo dessa apresentação, eu já admirava a marca, pelas suas campanhas mais ousadas e pela rádio, mas depois do MaxMídia a Oi me conquistou. E depois do #GP09 virei fã de carteirinha.

(Flávia da Justa - Dir. de Comunicação OI)


Eu explico: muitas marcas possuem discursos bonitos e até envolventes, mas que não evoluem para uma entrega concreta. Acreditam que pequenos esforços aqui e ali, às vezes até focando em diferentes perfis de consumidores, definem o território/essência da marca. Mas isso não é verdade. Às vezes um esforço enorme, pode ser algo pequeno para o consumidor que não passa 24h vivendo e respirando nossas marcas. Então, como envolvê-lo de verdade? A Flávia da Justa trouxe a resposta (que defendo tb): SIGNIFICADO + CONSISTÊNCIA.

Isto é: gerar diferenciação e relevância + gestão de marca (que para ela, se traduz em sempre entregar algo concreto para o consumidor, ela é contra comunicação "institucional").

É óbvio? É. Mas quem realmente coloca isso em prática? A Oi com certeza faz isso. As estratégias de marketing e comunicação devem estar alinhadas à causa, aos valores da marca e das suas plataformas de comunicação. E não adianta fazer uma vez. Você deve lembrar o consumidor que caminho é esse que a marca segue. Só um esforço durante todo o ano não constrói isso (principalmente se vc não é percebido como dono desse território).

Outra marca que faz isso? Preciso realmente dizer mais uma vez? A Uniqlo!

Agora, tem outra questão importante. Eu tenho que concordar com o Beto. Por mais que eu seja completamente e indiscutívelmente fã da Oi, eu não tenho (a menor vontade, by the way) de virar cliente OI. Mas como?!? Se ela a marca brasileira que mais aplica as teorias de comunicação que eu acredito! Eu não deveria ser impactada? Eu não deveria desejar essa marca mais do que nunca se acho tudo tão perfeito? Será que eu sou fã do mktg ou da marca? Será que tem algo errado ou sou eu!??!

#ficaadúvida #GP09

2 comentários:

KidsIndoors disse...

A OI pode ter um discurso bonito, na propaganda,mas não fuiciona assim na realidade. A primeira coisa q tive q fazer quando fui comprar um número da OI pra ter o 3G foi assinar um contrato da OI, q me prendeu a marca por um ano!!! O que? Sim, acorrentaram um cara gordinho de roupa amarela a mim!!! E não adianta reclamar do serviço! 3 números de protocolo depois, o moço me disse q em 24 hrs me ligaria pra dar uma notícia positiva do meu caso, isso a um mês e meio!!! Tenho pavor dos discursos q são bonitinhos na propaganda!Mas na hora H, é tudo a mesma 'M'!!!!

Michelle Wendling disse...

Eu ODEIO a Oi. Pra eles, dei Tchau!!!!!!