dezembro 08, 2009

Últimas impressões

O evento aconteceu faz mais de uma semana, eu ainda não consegui postar tudo! Por isso, decidi fazer um último post, com alguns pitacos aqui e ali, das demais palestras. Assuntos variados que foram discutidos por diferentes palestrantes. Insights daqueles que de alguma forma agregaram, impressionaram.

GRUPO CONSULTORES
O que as empresas esperam das suas agências? Mais participação, mais planejamento estratégico. E o que isso significa: mais entendimento do negócio, maior contribuição estratégica, mais criatividade estratégica, pensamento inovador, argumentação estratégica e prever mais/tendências e profissionais qualificados para isso. A pesquisa mostrou que o insight criativo já está bem contemplado, e que os outros índices citados que precisam melhorar.

Por um lado, eu me questiono até onde vai papel do marketing das empresas e o das agências. Não estou querendo tirar o meu corpo fora, mas vamos combinar que depende muito da troca que existem entre essas partes (cadê o HÍFEN!!). Não dá pra ficar tudo em cima de um dos lados. O nosso foco tem que ser comunicação, com umas pitadas aqui e ali.

Outra questão interessante que os palestrantes trouxeram, é que as agências precisam embalar melhor essa contribuição do planejamento. E eu já vi isso acontecer várias vezes. Existe um grande envolvimento do planejamento, que às vezes, por inúmeros motivos (o cliente não tem paciência, não tem tempo, tá mto isso, tá mto aquilo) acaba nem vendo. É preciso ter mais interlocução do planejamento com o cliente, até para ele entender e ficar evidente a nossa participação e contribuição.


ROBERTA RIVELLINO / TALENT BUS
INESS
Outro ponto super positivo do evento: ter trazido alguém com propriedade para falar sobre as expectativas das agências na hora de contratar um profissional de planejamento. Pra quem não sabe, a Talent Business é especialista em recrutamento para agências e empresas de comunicação. E por ser de uma empresa com escritórios nos EUA, Inglaterra e Ásia, ela conseguiu fazer um comparativo bem interessante. O que ela nos trouxe:

As diferenças
Inglaterra: procura por um planner colaborativo (dentro e fora)
EUA: planner híbrido (consegue olhar o todo - mídia, digital, saber ferramentas).
Brasil: criativo (com olhar aberto, procurando novos insights, novos olhares, buscando formas de agregar valor).
Ásia: consistente (cases, que possa defender, mostrar consistência - até porque é um mercado muito novo, que necessita gente com experiência)

O que tem em comum:
- Planner Integrado: conhecimento das disciplinas, se relacionar com o resto da agência, como ele olhar para o consumidor.
- Habilidade de Aterrisar : transformar a informação em negócio, em oportunidade, tangibilizar, saber trocar/interlocutar com o cliente
- Olhar Holístico: consumidor de várias maneiras
- Conhecimento Digital
- Entendimento do Negócio do Cliente
- Insights que rompam barreiras (pensamento global, criar campanhas globais)
- Energia e Paixão

Muito bacana! Ela ainda disse que as agências querem cada vez MAIS, MAIS, MAIS. Tudo mais. Tem que ter todos esses quesitos: criativo, convergente, digital, etc... Super Planner saindo do forno!

LUIS PAULO ROSEMBERG / VP DE MARKETING DO CORINTHIANS
Apesar de ser colorada (e por isso, uma raiva bem justificada pelo timão), a palestra do Rosemberg foi simplesmente D-E-M-A-I-S! Ele super carismático, trouxe um assunto sério sem ser chato!

E colocando as desavenças futebolísticas de lado, é muito interessante ver como os clubes estão começando a pensar e levar a sério o marketing. Simplesmente acho isso maravilhoso. Falando muito sério. Mais uma porta que se abre. Mais um setor se dando conta que sim comunicação estratégica agrega valor, dá resultados.

Do fundo do poço de 2007, eles conseguiram trazer o RONALLLDO, deixar o caixa rentável e a vaga na libertadores em 2009. Ok, isso todo mundo sabe. Mas tem muito mais: as camisetas comemorativas, as campanhas, a organização do sócio torcedor, as licenças, programas sociais, novos canais de relacionamento, novos produtos.

Tudo isso linkado a essência/ao DNA do Corinthians = torcida só vive para FIEL, ela só é feliz com a Fiel. Era preciso valorizar essa torcida e dar mais ferramentas/canais para ela viver o timão. Bem interessante mesmo!

O único fato negativo pra mim: muitas ações os times aqui de Porto Alegre (o Inter e o Grêmio) já fazem, e ele nem comentou. Falou que eles que estão sendo copiados pelos outros times agora... Mas enfim, talvez esse seja meu lado bairrista falando!

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