dezembro 03, 2009

O Hífen e a Fortuna

Sempre que vou em algum evento de planejamento, eu sempre fico de olho para apresentações inspiradoras. Um recurso diferente do ppt, um layout completamente diferente, uma nova forma de animação. E mais do que isso, é interessante aprender como os palestrantes vendem os seus cases/discursos.


Mas no evento de segunda, tenho certeza que a palestra que mais cativou o auditório do WTC foi o do Ernesto Bologna (Fundador do Ethos Desenvolvimento Humano), que não utilizou qualquer recurso visual. Num clima de bate-papo (ele até preferiu descer do palco, e ficar com a "galera"), começou seu discurso falando da sua experiência/estudos sobre a loucura humana. O resultado: todo mundo fascinado!

O ápice, porém, foi quando ele introduziu sua teoria sobre o HÍFEN e a FORTUNA. Simplesmente demais! E tudo a ver com a nossa realidade cotidiana de uma agência de publicidade. Eu explico:

Hífen: é o propósito de construir junto, de conversar, de acreditar, de correr riscos juntos. Fortuna: Consciência do acaso, permitir o acaso, ser aberto

E o que isso significa? Que na nossa cultura, na nossa filosofia de vida, estamos banindo a SENSAÇÃO DE AVENTURA. Queremos tudo milimetricamente calculado, sem riscos. Esperamos e vivemos no previsível, no racional. E ele até arrisca que a procura por esportes radicais, de aventura, é uma forma de - nós urbanos - voltamos a desfrutar do acaso.

Mas na medida que o Hífen e a Fortuna andam juntas, existe o vínculo, nós permitimos o acaso, assumimos os riscos juntos. E essa é a diferença. Ás vezes, aceitamos a Fortuna e temos coragem de fazer, mas só é viável com o Hífen.

Ele ainda deu uma provocada interessante: e se formos planejar para nossas marcas a necessidade de diminuir o consumo? Vc consegue se imaginar criando uma campanha de consumo consciente ao invés de incentivo de vendas? Parece louco? Mas a medida que criamos esse vínculo emocional, podemos discutir tais questões embironárias, sem submeter o desejo à razão.

Enfim, foi uma palestra inspiradora, simples e cheia de conteúdos e significados. A organização do #GP09 acertou em cheio. O grande fato é ter trazido alguém de fora, de outro segmento, que compreende os nossos sentimentos e dificuldades. Porque trabalhar em agência nada mais é do que trabalhar com pessoas (do cliente e da própria agência). Qual é a relação que vc tem com eles? Pensa bem, será que todas sao de Hífen e Fortuna? I wish...

Pra finalizar, uma frase que twittada e re-twittada no dia do evento: "duas pessoas jurídicas só se comunicam com outras duas pessoas físicas!".

#precisofalarmais? #gp09

Um comentário:

MOP disse...

Data venia, a vontade de consumir pode ser mais racional do que emocional...