Sempre que vou em algum evento de planejamento, eu sempre fico de olho para apresentações inspiradoras. Um recurso diferente do ppt, um layout completamente diferente, uma nova forma de animação. E mais do que isso, é interessante aprender como os palestrantes vendem os seus cases/discursos.
Mas no evento de segunda, tenho certeza que a palestra que mais cativou o auditório do WTC foi o do Ernesto Bologna (Fundador do Ethos Desenvolvimento Humano), que não utilizou qualquer recurso visual. Num clima de bate-papo (ele até preferiu descer do palco, e ficar com a "galera"), começou seu discurso falando da sua experiência/estudos sobre a loucura humana. O resultado: todo mundo fascinado!
O ápice, porém, foi quando ele introduziu sua teoria sobre o HÍFEN e a FORTUNA. Simplesmente demais! E tudo a ver com a nossa realidade cotidiana de uma agência de publicidade. Eu explico:
Hífen: é o propósito de construir junto, de conversar, de acreditar, de correr riscos juntos. Fortuna: Consciência do acaso, permitir o acaso, ser aberto
E o que isso significa? Que na nossa cultura, na nossa filosofia de vida, estamos banindo a SENSAÇÃO DE AVENTURA. Queremos tudo milimetricamente calculado, sem riscos. Esperamos e vivemos no previsível, no racional. E ele até arrisca que a procura por esportes radicais, de aventura, é uma forma de - nós urbanos - voltamos a desfrutar do acaso.
Mas na medida que o Hífen e a Fortuna andam juntas, existe o vínculo, nós permitimos o acaso, assumimos os riscos juntos. E essa é a diferença. Ás vezes, aceitamos a Fortuna e temos coragem de fazer, mas só é viável com o Hífen.
Ele ainda deu uma provocada interessante: e se formos planejar para nossas marcas a necessidade de diminuir o consumo? Vc consegue se imaginar criando uma campanha de consumo consciente ao invés de incentivo de vendas? Parece louco? Mas a medida que criamos esse vínculo emocional, podemos discutir tais questões embironárias, sem submeter o desejo à razão.
Enfim, foi uma palestra inspiradora, simples e cheia de conteúdos e significados. A organização do #GP09 acertou em cheio. O grande fato é ter trazido alguém de fora, de outro segmento, que compreende os nossos sentimentos e dificuldades. Porque trabalhar em agência nada mais é do que trabalhar com pessoas (do cliente e da própria agência). Qual é a relação que vc tem com eles? Pensa bem, será que todas sao de Hífen e Fortuna? I wish...
Pra finalizar, uma frase que twittada e re-twittada no dia do evento: "duas pessoas jurídicas só se comunicam com outras duas pessoas físicas!".
#precisofalarmais? #gp09
Um comentário:
Data venia, a vontade de consumir pode ser mais racional do que emocional...
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