dezembro 14, 2009

Projeto Futuro

Você já se deu conta que estamos vivendo um momento muito peculiar da história? Somos as pessoas que vivem na mudança de séculos (somos iguais as pessoas que viveram nos 1900, consegue imaginar?). Essa mudança, que não é só de números, faz alguma diferença? Como foi essa primeira década do novo século? Que transição é essa que passamos?

Com esses questionamentos, o Planejamento aqui da Escala começou a desenvolver um estudo bem interessante em 8 diferentes matérias. Nossa idéia: todos os dias recebemos um milhão de matérias e informações, movimentações das marcas, mas o que elas nos dizem no todo? O que está acontecendo? O objetivo não é prever o futuro, mas compreender esse presente um tanto quanto incerto, que muda cada vez mais rápido.

Ficou curioso? Então aproveita que lá no blog da Escala está sendo publicando um resumo desse projeto. Cada semana um dos tópicos será abordado. Nesse post de introdução, explica um pouco mais sobre o projeto.

As 8 matérias são:
1) Arte Contemporânea: por que arte? Porque a arte é o que permeia e representa de forma lúdica tudo que estamos passando na sociedade. Ela evidencia o inconsciente coletivo e nos faz entender o pensamento do nosso tempo. É olhando a arte que podemos entender o que há por vir, quais as angústias das pessoas, o que é considerado contemporâneo.

2) Economia e Política: por razões óbvias, mas a política nos faz entender também como os países estão se preparando para o futuro.

3) Branding: fizemos uma leitura de como o marketing está evoluindo e como está refletindo a nova ordem que está se formando.

4) Varejo: o varejo também é feito das relações e interações humanas e precisamos entender as necessidades básicas da relação compras-pessoas em vez de só falar em formas de inovação.

5) Próximos adultos: não podemos não falar deste tema. Somos uma geração em transição, como eu já disse, mas o que os nossos filhos estão construindo pro futuro. O que será da vida em 2050? Quais serão os valores, as famílias?

6) Redes Sociais: esse tema indiscutivelmente revolucionou a forma das pessoas pensarem e serem. Uma nova ordem no que diz respeito aos relacionamentos.

7) Cultura Colaborativa: uma conseqüência das redes sociais. Temos uma nova ordem no que diz respeito ao sentido da individualidade, do papel de cada um na sociedade e em como vamos nos tornar melhores profissionais e melhores indivíduos.

8) Propaganda: como fica o nosso negócio com todas estas questões que vamos ver? O que a gente faz?

#enjoy

Um comentário:

Dani Alves Seade disse...

que legal, carlinha.
vou acompanhar...
bjoca